SIGPBF

Toma-se pela sigla SIGPBF, o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família  (desenvolvido pela SENARC – Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, juntamente com o a Área de Tecnologia do MDS – Ministérios do Desenvolvimento Social), que possibilita aos gestores dos Programas criados e oferecidos pelos Governos (Estaduais, Municipais e Federais). O acesso ao SIGPBF tem a finalidade de tomarem ciência do andamento dos mesmos, objetivando garantir que apenas as famílias, que de fatos enquadram-se nos pré-requisitos do Programa Bolsa Família estejam sendo atendidas, de forma tal que a renda destinada para este fim esteja sendo utilizada de maneira justa e adequada.

SIGPBF 2020

SIGPBF 2020

O que é Sigpbf e Sicon

Resumidamente, conforme citado na introdução deste artigo, a Sigpbf, corresponde a um Sistema Integrado de Gestão, que permite o acesso aos devidos responsáveis pelos Programas, objetivando possuir total conhecimento do andamento do Programa Bolsa Família.

O Sicon – Sistema (Integrado) de Condicionalidades do Programa Bolsa Família, viabiliza que o mesmo Gestor responsável pelo pleno desenvolvimento dos Programas Governamentais, tenham acesso ao mesmo, por meio do próprio Sigpbf. Objetiva-se que este acesso possibilite ao responsável dados atualizados e fidedignos dos assegurados, com o propósito de certificar que somente aqueles que tenham direito ao programa estejam sendo beneficiados.

Um dos propósitos de ambos os Sistemas é tentar impedir que os cidadão que tentem infringir regras, a fim de receberem os benefícios do Calendário Bolsa Família 2020 sejam identificados, através do mapeamento de informações, uma vez que, principalmente o Sicon avalia se realmente o cidadão atende aos requisitos e relatividades do Programa e se necessita, de fato, do valor ofertado por conta do benefício.


Manual Sigbpf

É de fundamental importância destacar, primeiramente, que ao acessar o link www.mds.gov.br, tanto Técnicos de Assistência Social, bem como outros designados responsáveis pela utilização do Sigbpf, poderão ter acesso e fazer download dos manuais do Sigbpf (que são altamente autoexplicativos), com foco na capacitação destes para utilização do Sistema de maneira devidamente adequada, ambicionando, justamente, sanar falhas e dúvidas com relação a operação do sistema.

✓ Veja as datas de pagamento do calendário PASEP 2020 para servidores públicos.


Acesso ao Sigbpf

Para acesso ao Sigbpf, basta:

  • Acessar o endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/mds-sigpbf-web;
  • Após acessar o site, abrir-se-á a tela pública de apresentação do Sistema, onde se deve indicar login e senha de acesso. Destaca-se que:
  • O login e senha que darão acesso inicial ao Sistema, do gestor municipal, serão estabelecidos e enviados, de maneira automática, ao endereço de e-mail informado no ato da inscrição deste gestor, na aba “Dados da Gestão”, imediatamente após a validação dos dados pela Senarc/MDS, no caso de Mudança do Gestor Municipal;
  • O mesmo processo ocorre nos casos que englobem o coordenador estadual, quando há mudança do mesmo,
  • Com logins e senhas devidamente cadastrados, basta inseri-los na parte superior à direita da tela de apresentação do Sistema e clicar no botão entrar;
  • Após o acesso, a depender do perfil de usuário, o mesmo poderá ter acesso a várias funcionalidades e demais Sistemas, tais como o Sicon, por meio da barra de menus.
Acesso SIGPBF

Acesso SIGPBF


Atendimento do Sigbpf (telefone e e-mail de atendimento)

telefone

O atendimento ao Sigbpf, torna-se garantido por meio de:

  • Central de Relacionamento do MDS / Ouvidoria Social do MDS: número de telefone 0800 707 2003
  • E-mail MDS: endereço eletrônico – [email protected]
5/5 - (1 vote)

Leave a Reply