Décimo Terceiro INSS 2024

Décimo Terceiro INSS 2024 – O Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido nacionalmente como INSS, é um órgão governamental. Ele é o responsável por administrar a Previdência Social, um seguro que concede numerosos benefícios aos seus contribuintes; amparos como a aposentadoria e o auxílio-doença, por exemplo, são arcados pelo INSS.

Além de efetuar os pagamentos rotineiros, o órgão contempla muitos de seus beneficiários com abonos, como o décimo terceiro. Esse bônus começará a ser entregue em breve; por isso, decidimos que seria interessante explicitar, ao decorrer deste texto, as suas novidades e os seus principais aspectos!

Décimo Terceiro INSS 2024

Décimo Terceiro INSS 2024

Calendário do Décimo Terceiro INSS 2024

Os pagamentos do décimo terceiro são realizados em duas etapas.

  • A primeira acontecerá entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro; nesta entrega, o INSS saldará 50% do abono, independentemente de quanto o beneficiário tenha a receber.
  • O segundo pagamento, por sua vez, ocorrerá no final do semestre de 2018, entre os dias 24 de novembro e 07 de dezembro; nesta ocasião, será entregue a outra metade do décimo terceiro, da qual é descontado o valor devido pelo imposto de renda – aposentados com mais de 65 anos e favorecidos com auxílio-doença são isentos do tributo.

A data em que cada pessoa poderá retirar o seu abono é distinta, variando de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social); indivíduos que tem o NIS terminado em 1, por exemplo, devem retirar o seu benefício ainda no dia 27 de agosto.

Tabela do INSS 2024

Tabela do INSS 2024

Veja, logo acima, o calendário do INSS 2024 que detalha todos os dias de pagamento:

Observação: caso o contribuinte não retire o seu décimo terceiro, ou outro benefício, em 60 dias, o abono é devolvido ao fundo do INSS; a pessoa não deixa de ter direito ao pagamento, porém, para recebê-lo, será necessário que se dirigir a uma das agências da Previdência Social e solicitar a reativação do depósito.


Consulta Pagamento INSS

O extrato do INSS permite verificar todos os pagamentos que serão realizados pelo órgão, de maneira que o contribuinte possa se inteirar sobre os prazos para a retirada de seus benefícios. Esse documento pode ser consultado de diversas formas: por meio do SAC 135, através das agências da Previdência Social e pela internet.

Para realizar a consulta INSS 2024 pela internet, o indivíduo deverá ter acesso a um computador conectado à rede. Dispondo disso, basta:

  • Entrar no site MEU INSS, acessando este atalho;
  • Efetuar o login na plataforma ou, caso não seja registrado, realizar o seu cadastro – basta clicar em “cadastre-se” e seguir as recomendações da página;
  • Selecionar a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”;
  • Indicar os dados que serão solicitados;
  • Ratificar o código de segurança, informando-o na lacuna apontada;
  • Clicar em “Prosseguir”;
Consulta INSS 2024

Consulta INSS 2024


Quem tem direito ao 13º Salário do INSS?

Quem tem DireitComo citado anteriormente, não são todos os beneficiários do INSS que possuem direito. Os indivíduos que recebem auxílios assistenciais, por exemplo, não são contemplados com o abono.

Dentre as pessoas que devem ser beneficiadas, pode-se destacar:

  • Aposentados;
  • Favorecidos com auxílio-morte;
  • Favorecidos com auxílio-doença;
  • Favorecidos com auxílio-acidente;
  • Favorecidos com auxílio-reclusão;
  • Favorecidos com salário maternidade.

Observação: cabe destacar que o valor do décimo terceiro 2024 é proporcional à quantia que o indivíduo recebe em circunstâncias normais.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply