Cartão Cidadão 2024

O Cartão Cidadão é um documento muito importante para qualquer trabalhador brasileiro. Com ele o cidadão pode consultar e sacar benefícios sociais, previdenciários e trabalhistas como seguro desemprego, FGTS, dentre outros.

O Cartão Cidadão é uma criação do governo federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, banco estatal que recebe todos os benefícios sociais e é responsável por passar esses valores aos trabalhadores.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão


Como Fazer Cartão Cidadão

Todo cidadão brasileiro tem o direito de adquirir o seu Cartão Cidadão e ter acesso a esses benefícios sociais dispostos pelo governo federal. É muito fácil fazer o seu cartão, veja os documentos necessários para solicitar o seu:

  • Ir até uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima;
  • Levar documentos como o número de inscrição social, o NIS, número de inscrição do trabalhador (NIT), o seu PIS/PASEP – que se encontra na Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência.

O cidadão também pode solicitar o Cartão Cidadão pela central de atendimento no número 0800-726-0207. O trabalhador precisa informar também os seguintes documentos:

  • O número da sua carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho;
  • CPF;
  • O PIS/PASEP.

Normalmente o Cartão chega na casa do trabalhador (de acordo com o endereço informado) em torno de 15 dias.


Consulta Saldo Cartão Cidadão

Com o Cartão Cidadão em mãos o trabalhador pode consultar seu saldo de vários benefícios sociais. Para isso é preciso ir até uma agência da Caixa mais próxima levando o cartão juntamente com um documento com foto.

Se o saque do valor que deseja for de até R$ 1.000 reais, pode-se sacar diretamente no caixa eletrônico do banco, caso contrário é preciso fazer o saque no caixa com um atendente do banco.


Como Recuperar Senha

Se o trabalhador esquecer a senha do seu Cartão Cidadão, é preciso ir até uma agência da Caixa para criar uma nova senha. Esse problema pode acontecer caso o cidadão perca a senha ou tenha algum problema com o sistema.

Leve sua identidade oficial com foto, o seu CPF e o Cartão Cidadão para criar uma nova senha e ter acesso aos seus benefícios sociais de maneira rápida e simples.

Se você recebeu o seu Cartão e deseja criar a sua senha, o método é simples:

  • Ligue para a central de atendimento no número 0800 726 0207;
  • É preciso informar os dados de documentos como identidade, CPF e o número do Cartão Cidadão;
  • Depois de passar pelos procedimentos necessários você poderá usar o seu Cartão normalmente.
Recuperar a senha cartão cidadão

Recuperar senha

VEJA TAMBÉM:


Como Tirar 2 Via Cartão Cidadão

Se você perdeu o seu Cartão, também não se preocupe! É possível fazer um novo cartão e continuar tendo acesso fácil e rápido aos seus benefícios.

Se isso aconteceu, vá até uma agência da Caixa mais próxima de você, levando consigo todos os seus documentos oficiais para a criação de um novo Cartão.

O funcionário da Caixa vai consultar os seus dados, cancelar o antigo Cartão e vai criar um novo. A segunda via do Cartão Cidadão deve demorar também em torno de 15 dias para chegar até a sua casa.

Para mais informações entre em contato no telefone da Caixa 0800 726 0101.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply