Encceja 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como Encceja 2024, é um exame nacional promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal.

O Encceja tem o objetivo de avaliar jovens e adultos no aprendizado escolar. O exame avalia competências, habilidades e conhecimentos na formação educacional desses jovens e adultos, tudo de forma gratuita e voluntária.

O jovem ou adulto que passar no exame do Encceja 2024 ganhará um certificado para comprovar sua conclusão dos estudos, tanto de pessoas que residem no Brasil, no exterior ou pessoas que estão no sistema carcerário.

O exame emite certificação tanto para conclusão do ensino fundamental como do ensino médio. Para quem quiser concluir o ensino fundamental, precisa ter no mínimo 15 anos, para o ensino médio a idade mínima é de 18 anos.

Encceja 2024

Encceja 2024

Para o ensino fundamental o exame Encceja conta com matérias como língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação.

Para a prova do ensino médio contam as disciplinas de ciência da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

Inscrição Encceja 2024

Inscrição Encceja 2018Nenhum estudante precisa pagar taxa de inscrição ou algo parecido, o exame é gratuito e acontece uma vez por ano. Para o Encceja 2024 ainda não tem data marcada para as inscrições, contudo nos outros anos o Encceja aconteceu no mês de novembro.

Para a inscrição o aluno precisa ter no mínimo 15 anos para o exame de nível fundamental e 18 anos para realizar o exame de nível médio. Para realizar as inscrições é muito simples, basta acessar o site http://enccejanacional.inep.gov.br e seguir as etapas contidas na página.

Calendário Encceja 2024

Calendário Encceja 2018Para o Encceja 2024, o governo ainda não divulgou as datas, contudo, deve-se repetir as datas deste ano e dos anos anteriores.

Este ano de 2017 o edital saiu em 24 de julho, as inscrições foram do dia 7 a 18 de agosto e as provas irão acontecer no dia 29 de novembro.

Veja também:

Prova Encceja 2024

A prova do Encceja 2024 pode ser realizada tanto para os brasileiros que residem no Brasil como os que vivem no exterior. O candidato terá que responder 30 questões de múltiplas escolhas, cada nível – fundamental e médio – tem um tipo de prova específica.

Resultado Encceja

O resultado do exame do Encceja 2024 será divulgado na página oficial do programa, um dia depois da data da prova, no http://enccejanacional.inep.gov.br. No acesso, o aluno deverá digitar seu login e senha criados no dia da inscrição e verificar o seu desempenho.

Vale lembrar que para conseguir seu tão sonhado certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, é preciso estudar e se dedicar. Assim o aluno que passar na prova terá um certificado para auxiliar para a inserção no mercado de trabalho e mais valorização do trabalhador.

Após a aprovação e certificação o aluno que for aprovado no exame de nível médio estará apto a realizar o Enem e ingressar em uma faculdade.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply