Assim como o Governo Federal tem os seus programas de transferência de renda, como é o caso do já bem conhecido programa Bolsa Família, pago pelo Governo Federal para famílias carentes. Mas existem diversas outras iniciativas de igual importância, como é o caso do Programa Renda Cidadã. Esse Programa, criado pelo Governo Federal, distribui uma renda mensal para família carentes, para complementação da renda mensal de famílias com renda de até ¼ do salário mínimo vigente. Confira a seguir como participar do Programa Renda Cidadã.
O que é o Renda Cidadã
Assim como no Brasil, país de extrema riqueza, tanto é que se encontra há anos como umas das dez nações mais ricas do mundo, atualmente na oitava colocação e grande desigualdade, o Estado de São Paulo também tem muito dinheiro, o grande dilema é que não existe uma distribuição adequada dessa renda.
No Estado de São Paulo, por exemplo, há uma proposta chamada de Renda Cidadã. A qual, dá uma ajuda mensal de 80 reais, para famílias que ganhem até ¼ do salário mínimo. Ou seja, pessoas em situação de extrema pobreza, em mais de 644 municípios espelhados por todo o Estado de São Paulo, ajudando mais de 3 milhões de pessoas.
Por conta disso, o Governo Estadual, representando pelo governador Geraldo Alckmin, tem que realizar projetos, os quais, consigam diminuir um pouco essa grande desigualdade e dê uma condição melhor para os habitantes desse rico estado brasileiro.
Por conta disso, foi criado em 2001 o programa Renda Cidadã, o qual, concede um benefício de 80 reais, para as famílias que tenham uma extrema situação de pobreza, isso é, tenham um rendimento mensal de menos de 300 reais e assim consigam ter uma qualidade de vida mais digna e gradativamente se diminua essa condição de extrema desigualdade latente no estado.
Quem tem direito ao Renda Cidadã
Para participar do programa, é necessário que o grupo familiar se enquadre em algumas regras do programa, tais como:
- Ser residente do Estado de São Paulo;
- Sua renda familiar deve ser de até ¼ do salário mínimo vigente;
- Deve estar cadastrado no CADÚNICO, com comprovação dos dados socioeconômicos.
O programa é uma iniciativa Estadual de distribuição de renda aliada a ações complementares para o combate à pobreza e à desigualdade. O Objetivo do programa é garantir a qualidade de vida das famílias mais pobres através da distribuição da renda.
Como Participar do Renda Cidadã 2025
Para se inscrever no Programa Renda Cidadã, é necessário que um representante do grupo familiar compareça à uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Estado de São Paulo, portando os seguintes documentos familiares:
- Documentos de identificação de todos os membros do grupo familiar;
- Comprovantes de renda de todos os membros do grupo familiar que recebam renda;
- Comprovante de matrícula escolar dos membros menores de idade;
- Carteirinha de vacinação dos membros menores de idade.
- Participe também: Morar Bem 2025.
Inscrição Renda Cidadã
Quem deseja no programa Renda Cidadã, deve:
- Se dirigir até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- Com documento de identificação de todos os membros da família, comprovante de residência e também apresentar o RG, CPF e algum outro documento que comprove a baixa renda familiar.
Esses dados serão analisados e caso a pessoa realmente necessite dessa ajuda mensal dada pelo Governo, ela receberá um cartão, o qual, terá uma senha para a retirada dos 80 reais mensais pagos pelo programa as pessoas com condições sociais mais baixas.
É importante ressaltar que o Renda Cidadã tem um limite de recebimento do auxílio do Governo. Assim, o período máximo que uma família pode usufruir desse projeto é de 3 anos.
Após esse tempo, o projeto é cancelado automaticamente e não existe nenhuma possibilidade de reabrir essa ajuda. Sendo que o cidadão deve se preparar e conseguir essa renda extra de alguma outra forma, sem necessitar do auxílio governamental e nenhum outro tipo de ajuda dada pelo poder Público.
Cartão Renda Cidadã
Uma vez que a família tenha se cadastrado no Programa, seus dados serão analisados pelo Governo do Estado, e tão logo sejam aprovados, o cidadão deve receber o seu Cartão Renda Cidadão em casa.
O Calendário do Renda Cidadã varia, de acordo com o município em que a pessoa está inscrita. O saque do programa Renda Cidadã SP deve ser feito em agências do Banco do Brasil. Para sacar, o beneficiário deve portar um documento de identificação e o seu cartão do benefício.