Recadastramento Bolsa Família 2024

Para que todas as pessoas recebam o benefício corretamente, é realizado o Recadastramento Bolsa Família, dessa forma, é conferido se realmente todas as pessoas cadastradas no programa tem direito a ele, e se cumprem todos os requisitos que são exigidos. O recadastramento é uma renovação dos dados pessoais dos participantes inscritos do programa.

Recadastramento Bolsa Família

Recadastramento Bolsa Família


Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento é administrado pelo Governo Federal, junto com o próprio programa Bolsa Família. Quando são realizadas as atualizações de cadastro, pode-se ocorrer alterações nos dados do beneficiado, como no endereço, número de telefone, aumento de renda, entre outras mudanças.

Existe uma data determinada para a realização do recadastramento Bolsa Família 2024, o recadastramento é obrigatório a todos, e se você não o realizar poderá perder o direito de receber o benefício.

Saiba que a solicitação do recadastramento pode ocorrer de duas formas, são elas:

  • Averiguação: É realizado um pedido de solicitação aos usuários do programa que não possuem nenhum problema em seus dados cadastrais, mas que precisam renovar as informações contidas no programa, e provar que essas, continuam sendo as mesmas;
  • Revisão Cadastral: É realizado um pedido de solicitação aos usuários do programa, que possuem dados que não são compatíveis com os dados oficiais.

Etapas do Recadastramento Bolsa Família

Para realizar o recadastramento existem etapas, que são divididas em duas partes. As pessoas que possuem dados cadastrais desatualizados são convocadas urgentemente para realizarem o recadastramento. Confira as etapas a seguir:

1ª ETAPA

Na primeira etapa as pessoas favorecidas pelo o programa são convocadas por meio de mensagens ou cartas a realizarem a atualização de seu cadastro, a atualização deve ser realizada, pois se não, a família corre risco de ter o benefício cortado.

Quando ocorre a convocação, na carta ou na mensagem, é estabelecido a forma de recadastramento que deve ser efetuada, sendo ela, averiguação ou revisão cadastral.

Benefício Bolsa Família 2017

Benefício Bolsa Família 2017

Se você é uma das pessoas que devem realizar o recadastramento, no momento em que for realizar um saque do benefício, confira o comprovante, pois nele poderá estar descrito o recadastramento que você terá de realizar.

2ª ETAPA

A segunda etapa, é destinada a famílias que devem passar pela a averiguação e que não são cadastradas no programa Bolsa Família, o grupo familiar será informado que deverá realizar o recadastramento bolsa Família através de cartas ou mensagens também, da mesma maneira que na primeira etapa.

Confira também:

Como realizar o Recadastro?

O recadastramento Bolsa Família só pode ser realizado pela a pessoa responsável pelo grupo familiar, a mesma, deverá comparecer ao setor encarregado pelo programa dentro do período estipulado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para realizar o processo de recadastramento do calendário bolsa família 2024.

Atenção ao dia de Recadastramento

Atenção ao dia de Recadastramento

Documentos Necessários

Na hora que você for realizar o recadastro, serão necessários alguns documentos, confira:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Trabalho;
  • Registro Geral (RG);
  • Certidão de Casamento ou de Nascimento de todos os membros do grupo familiar;
  • Título de Eleitor ou CPF no nome do responsável pela família (nome no cartão do programa);
  • Fatura de luz ou água;
  • Se houver crianças no grupo familiar, comprovante de matrícula dessas;
  • Número de telefone para contato.

Para realizar as atualizações exigidas, você deverá comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com todos documentos citados acima.

5/5 - (2 votes)

5 Comments

  1. mariaaparecidasantos barretos de oliveira
  2. mariaaparecidasantos barretos de oliveira
  3. mariaaparecidasantos barretos de oliveira
  4. Ivonete Silva Conceição de Souza
  5. polyana pereira dos santos

Leave a Reply