Abono Natalino Bolsa Família 2024

O Abono Natalino Bolsa Família 2024 é um auxílio pago aos grupos familiares durante o período de natal. Toda vez que se aproxima o fim de ano a maioria dos trabalhadores e beneficiários de programas sociais que recebem alguma bonificação especial. É comum ficar bastante ansioso para receber o dinheiro extra, pois através do mesmo é possível investir em algo importante, cobrir algum gasto inesperado ou, em alguns casos, poupar. Agora se você já conhece os programas de bonificação do fim de ano talvez tenha ouvido falar (ou não) do Abono Natalino Bolsa Família 2024. Caso sua resposta seja negativa recomendo ler o próximo tópico deste artigo. Vamos lá?

Abono Natalino Bolsa Família 2024

Abono Natalino Bolsa Família 2024

O que é o Abono Natalino

O Abono Natalino é uma espécie de gratificação criada pelo Governo Federal como forma de presentear os beneficiários do programa, os quais possuem esse recurso como uma renda extra que permite aos primeiros utilizarem o valor da forma como desejarem.

Como tal renda é repassada aos beneficiários no fim do ano, mais precisamente as vésperas do Natal, o mesmo ganha o nome de Abono Natalino. Em outras palavras, é um “presente” dado pelo governo aos seus milhares de beneficiados para que possam garantir as suas festas com mais alegria.

O que é o Abono Natalino

O que é o Abono Natalino


Como Funciona o Abono Natalino Bolsa Família

Existem vários tipos de Abonos como o Abono Salarial (PIS/PASEP) e o 13º salário. Semelhante a estes há também o Abono Natalino Bolsa Família que consiste em repassar aos beneficiários desse programa um valor extra para que possam passar o Natal melhor ao lado de seus amigos e familiares.

Contudo o Abono Natalino Bolsa Família não é aplicado em todo o país, ao menos por enquanto. Tal iniciativa foi realizada no estado da Paraíba em 2012 pelo então governador do estado, Renato Coutinho, e sua manutenção é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH).

E como o número de famílias assistidas pelo programa é considerável, cada uma que recebe o abono natalino do Bolsa Família 2024 poderá amenizar as despesas a serem pagas no fim de ano.

Assim como os pagamentos do benefício, durante todo o ano, seguem um cronograma de pagamento, no Abono Natalino não é diferente, geralmente se estabelece o pagamento em duas únicas etapas:

  • Sendo uma no início do mês de dezembro e;
  • Outra com alguns dias de antecedência do Natal.

O pagamento é realizado pelo Banco Postal dos Correios e para saber exatamente qual é a data que deverá receber o seu benefício é só consultar a data de pagamento conforme o último número do NIS (Número de Identificação Social) que é encontrado no próprio Cartão Bolsa Família.


Quem tem direito

É importante ler atentamente este tópico para que não haja dúvidas. Para poder receber o Abono Natalino Bolsa Família 2024 é necessário cumprir os seguintes critérios:

  • Ser beneficiário do programa Bolsa Família
  • Ser beneficiário do programa e residente no estado da Paraíba.

Como havia mencionado anteriormente, o Abono Natalino foi uma iniciativa do governo paraibano e, por enquanto, continua sendo o único estado brasileiro que paga este benefício extra as famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

Quem tem direito

Quem tem direito


Valor do Abono Natalino Bolsa Família 2024

Até o momento, o valor do Abono Natalino Bolsa Família é de R$ 32,00 pago em uma única parcela no mês de dezembro às famílias paraibanas que fazem parte do programa.

Ainda que pareça um valor pequeno, o mesmo é de grande importância para estas famílias que se sentem mais amparadas pelo governo ao conseguirem amenizar os gastos causados pelas festas de fim de ano.


Como Receber o Abono Natalino Bolsa Família

Estima-se que cerca de 430 mil famílias paraibanas sejam beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Para poder receber o Abono Natalino é importante que as famílias contempladas mantenham o seu cadastro atualizado, caso o contrário, não poderão contar com o dinheiro.

Assim que o governo do estado da Paraíba divulga o cronograma de pagamentos do Abono Natalino é só conferir qual é a data de pagamento referente ao seu último número do NIS presente no Cartão Bolsa Família.

No dia da liberação do pagamento é só:

  • Se dirigir pessoalmente até uma agência dos Correios de sua cidade;
  • Apresentar um documento de identificação com foto e o seu Cartão Bolsa Família para receber o Abono.
Como Receber o Abono Natalino Bolsa Família

Como Receber o Abono Natalino Bolsa Família


Calendário de Pagamento Abono Natalino

Como citado, o Abono Natalino Bolsa Família 2024 é pago de acordo com o número final do seu NIS. Sendo necessário ser sacado pelo responsável pelo grupo familiar.

Abaixo você pode verificar quais serão as datas de pagamento:

Nº final do NIS Data
1 11 de dezembro
2 12 de dezembro
3 13 de dezembro
4 14 de dezembro
5 15 de dezembro
6 18 de dezembro
7 19 de dezembro
8 20 de dezembro
9 21 de dezembro
0 22 de dezembro

Contato Bolsa Família

Se você tiver dúvidas a respeito do Abono Natalino Bolsa Família 2024, é possível entrar em contato pelo seguinte número:

  • Telefone: 0800 726 0207.

Enquanto o fim de ano não chega, aproveite e se cadastre para receber nosso newsletter.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply