SIBEC Bolsa Família 2024 – Sistema de Benefícios do Cidadão

O Sistema de Benefícios do Cidadão, mais conhecido pela sigla SIBEC, ou simplesmente SIBEC Bolsa Família, é uma página, na qual, se reúne o acesso a todos os benefícios que a população brasileira conta, dado pelo Governo Federal, como uma forma de amenizar um pouco a grande desigualdade presente no país.

Dessa forma, o Sibec facilita o acesso dos beneficiários desses direitos , as suas contas e contribuições, dando mais transparência à distribuição de benefícios por parte doo Governo. Vários benefícios do Governo Federal estão incluídos no Sistema, entre eles o Bolsa Família 2024, que beneficia mais de 20 milhões de brasileiros, e ajuda milhões de pessoas a se manterem acima da linha da pobreza.

SIBEC Bolsa Família 2024

SIBEC Bolsa Família 2024

Por causa das muitas mudanças promovidas pelo novo Governo Temer no quesito dos benefícios sociais, muita gente ainda está confusa com a forma como esses direitos serão dados e qual a melhor forma de acessá-los.

Assim, quem precisa dessas informações, pode entrar no site da Sibec, colocando o número do seu cartão cidadão e a sua senha, para acessar uma página única, na qual, estará listada todas as informações sobre os benefícios ganhos e o quanto já foi pago.

O que é SIBEC

Como o Governo Federal paga diversos benefícios, a milhares de brasileiros, esse controle sobre o que foi pago e o quanto cada pessoa ainda deve receber, acaba ficando um pouco complicado, inclusive, para os próprios beneficiários.

Para participar do SIBEC, as famílias precisam se enquadrar nas regras dos programas sociais, como:

  • Limite de renda familiar e;
  • Inscrição no SISVAN do Bolsa Família.
Bolsa Família 2024

Bolsa Família 2024

Por conta disso, a Caixa Econômica Federal criou no ano de 2005 o Sibec, uma página na internet, na qual, qualquer beneficiário que conta com o cartão cidadão, independentemente de qual programa participe, seja ele Bolsa Família, Seguro Desemprego ou PIS, pode verificar as informações sobre os seus benefícios recebidos.

Dessa forma, fica muito mais fácil ter um controle do orçamento e sobre o que foi gasto e o quanto se pode gastar ainda, já que, se terá uma tabela em mãos, sobre o recebimento do dinheiro do Governo.

Por conta disso, pessoas mais humildes, as quais, vivem exclusivamente por meio dos programas sociais criados pelo Governo Federal, desde da época de Fernando Henrique Cardoso, terá uma base sobre o que se pode gastar e em qual momento será preciso segurar um pouco mais do dinheiro recebido.


Consulta SIBEC

A consulta permite com que você confira a lista de beneficiários do Bolsa Família e permite que você veja os recursos destinados por estado e a liberação de benefícios pelo NIS.

Para isso, basta acessar o site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01 colocar o número do seu cartão cidadão ou ainda do seu Número do PIS, mais a sua senha, para ter acesso a esse sistema.

Consulta SIBEC

Consulta SIBEC

Como mostra na imagem acima, existem três diferentes maneiras de consulta:

  • Consulta Benefícios por UF

A consulta por UF emite dados estaduais, como por exemplo, o número de municípios atendidos e o número de beneficiários. Essa ferramenta é importante para realizar a produção de estatísticas por mês de beneficiários em cada estado.

Consulta Benefícios por UF

Consulta Benefícios por UF

  • Consulta Benefícios por Município

Através dessa consulta é possível conferir a lista de beneficiários do Bolsa Família por município em cada mês. Sendo essa uma das funções mais importantes.

Com ela será possível conferir quais são os responsáveis e as famílias cadastradas no programa. Podendo realizar essa consulta, caso seja necessário poderá se fazer denúncias em caso de suspeita de fraude.

Consulta Benefícios por Município

Consulta Benefícios por Município

  • Consulta Benefícios por Família

Para realizar a consulta dessa maneira, é preciso ter em mãos o número do NIS do responsável familiar. O Número de Identificação Social – NIS, pode ser encontrado em diversos lugares, como:

  • Cartão Bolsa Família;
  • Carteira de Trabalho.

Sendo esse número o mesmo do PIS.

Tendo o número consigo, será possível ter acesso as informações da família, como:

  • Se a família possui o benefício liberado
  • Ou se o mesmo está bloqueado, cancelado ou suspenso.
Consulta Benefícios por Família

Consulta Benefícios por Família

Consulta publica SIBEC Bolsa Família

Um outro tipo de sistema, o qual, tem uma forma um pouco diferente do Sibec, é a consulta pública do Bolsa Família, na qual, é possível ter mais informações sobre o dinheiro ganho pelas famílias por meio desse benefício.

Assim, que desconfia de qualquer tipo de fraude, pode por meio dessa consulta, descobrir o quanto o Governo gasta no Amapá e quais são as famílias beneficiadas, aumentando assim a transparência do processo.


SIBEC Bolsa Família: Como funciona

O Sibec funciona de uma forma bastante simples, o Governo Federal reúne todos os cadastros, de todos os programas sociais, em uma única página na internet. Assim, qualquer pessoa, a qualquer momento, de qualquer lugar do Brasil, poderá acessar a sua conta e saber o que está acontecendo com o seu benefício.


Login no Sistema de Benefícios ao Cidadão

Além das funções acima, é possível fazer o login na ferramente e ter acesso a outras informações. Essas funcionalidades podem ser acessadas por meio do link: https://servicossociais.caixa.gov.br/. As opções de login são as seguintes:

  • Cidadão (login por e-mail);
  • Cidadão (login por NIS);
  • Conveniado (login por CPF);
  • Conveniado (login por e-mail);
  • Conveniado (login por NIS);
  • Internacional (login por e-mail).

Se você não possuir a senha do sistema, é possível fazer a mesma através do site. Ou, se você é conveniado e não possui login e senha, é a gestão municipal do sistema que fará isso para você, sendo assim, você deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para ter mais informações.

Nessa situação, você pode fazer o login como gestor conveniado ou como cidadão beneficiário de programas sociais. Veja abaixo como ter acesso a essas funcionalidades:

Sibec Login – Conveniado

Autoriza a gestão municipal de benefícios a verificar algumas informações importantes sobre os beneficiários do Bolsa Família. As funções são as seguintes:

  • Reversão de cancelamento;
  • Ver motivos de ações sobre o benefício;
  • Manutenção de benefício;
  • Bloqueio de benefício;
  • Ver valor do Bolsa Família;
  • Acesso ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Desbloqueio de benefício;
  • Entre outras.
Sibec Login - Conveniado

Sibec Login – Conveniado

Para conveniados é possível acessar por meio de outro link: https://www.cadunico.caixa.gov.br/. Dessa maneira, você poderá utilizar a segunda opção, se a primeira, explicada acima não funcionar.

Sibec Login – Cidadão

No caso do cidadão, as funções são mais restritas, sendo possível realizar a consulta de benefícios liberados, o saldo Bolsa Família, e o extrato de benefícios.

No entanto, essa ferramenta é muito importante, pois, com ela é possível ver informações confidenciais sobre a família beneficiada. Sendo assim, uma ótima iniciativa da Caixa Econômica Federal para os cidadãos brasileiros.


Vantagens

O Sistema de Benefícios do Cidadão – Sibec fornece inúmeras vantagens para o cidadão que recebe benefícios. A consulta de informações online, facilitou a vida do cidadão, tornando a consulta mais, rápida, ágil e fácil.

Agora, o cidadão pode escolher se prefere ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para consultar ou através da internet, pelo Sibec.

Além disso, através do Sibec a consulta pública sobre beneficiários do Programa Bolsa Família é muito mais fácil. De forma imediata, qualquer pessoa pode ser acesso ao Sistema de Benefícios do Cidadão e consultar as informações necessárias.


Gestão de Programas Sociais

O Sibec torna a gestão de benefícios do Bolsa Família muito mais eficiente, assim, quem trabalha no programa pode usar a ferramente para gerar relatórios e consultar sobre o benefício.

Gestão de Programas Sociais

Gestão de Programas Sociais

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply