MedioTEC 2024

O MedioTEC 2024 é um programa de criação do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) para dar um ensino médio com formação técnica e profissional para os alunos e auxiliar nas melhores oportunidades para esses estudantes no mercado de trabalho.

O programa é integrado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para que os alunos saiam do ensino médio preparados para uma vaga de emprego. Neste ano, mais de 100 mil vagas foram ofertadas em todo o Brasil para os estudantes que estão no ensino médio.

Após a aprovação da Medida Provisória 746 de 2016, que reformula o ensino escolar do país, o governo federal lança o MedioTEC entra para complementar os estudos dos alunos do ensino médio para um melhor desenvolvimento escolar, profissional e social.

MedioTEC 2024

MedioTEC 2024

Veja também as oportunidades oferecidas pelo programa Progredir, e confira como melhorar de vida com o apoio do programa Bolsa família.


Inscrições MedioTEC 2024

Para realizar as inscrições no programa, o aluno precisa procurar a secretaria de educação do seu Estado e concorrer a uma vaga. O aluno também pode acessar o site oficial do Ministério da Educação no endereço http://portal.mec.gov.br/mediotec.

Mediotec Inscrição 2024

Mediotec Inscrição 2024

Como Se Inscrever

  1. Acesse a página do MeditoTEC no portal do Ministério da Educação;
  2. Selecione o portal da Secretaria da Educação do seu estado;
  3. Acesse a página do Mediotec;
  4. Inscreva-se no processo do ensino técnico.

Data das Inscrições

Calendário Encceja 2018As inscrições MedioTEC para as vagas de 2024 aconteceram em meados de julho. O estudante também tem a opção de procurar a diretoria de sua escola e saber mais informações sobre o programa.


Taxa de Inscrição

Valor das InscriçõesVale lembrar que não há taxa de inscrição e nem prova. A seleção acontece após o aluno entregar em sua escola seus documentos necessários e inscrição.


O programa MedioTEC 2024 é visto como um complemento do Pronatec. MedioTEC vai oferecer vagas para os estudantes do ensino médio para que eles tenham formação também de um ensino técnico e profissional.

Quando o estudante formar ele terá dois diplomas, um do ensino médio e outro do ensino técnico, assim ele terá mais oportunidades de emprego, mais facilidade de inserção no mercado de trabalho. Para participar é só se inscrever pelo Ministério da Educação, pela Secretaria de Educação do seu estado ou pela diretoria da sua escola. Basta entregar os documentos necessários, estar no ensino médio e já participar do Pronatec desde 2017.

Outra iniciativa é o programa Encceja 2024, para estudantes que desejam obter a certificação do ensino médio, Trata-se de uma prova, ministrada pelo INEP, para obter a certificação de completar o ensino médio. As inscrições para o exame já estão abertas, e os interessados podem acessar a página do Ministério da Educação e conferir o edital do programa.


Edital MedioTEC 2024

O edital do programa no ano de 2017 saiu no dia 3 de março. Ainda não há previsão de datas para o MedioTEC 2024, contudo a tendência é que as datas se repitam no ano que vem. As escolas participantes podem ser tanto públicas como privadas, a cada ano o governo federal divulga as vagas no edital, como será o processo seletivo e outras informações.

Este ano, 65% das vagas foram destinadas para estudantes beneficiários do programa Bolsa Família 2024, 10% para candidatos com algum tipo de deficiência e os outros 25% para os alunos em geral.

Para os estudantes de escolas públicas, o programa oferece bolsas para maior incentivo a participação. O programa estará presente em todo o território brasileiro para que os estudantes tenham oportunidade de ter um ensino técnico e profissionalizante.

edital mediotec 2020

Resultado MedioTEC 2024

Após a inscrição, o aluno deverá verificar o resultado na Secretaria de Educação do seu Estado. Cada Estado tem um número de vagas específico e com cursos com as demandas específicas de cada local.

Para mais informações acesse http://portal.mec.gov.br/mediotec.

Resultados MEDIOTEC 2020

5/5 - (2 votes)

Leave a Reply