Bolsa Família Cancelado ou Suspenso: O que Fazer?

O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal que possui o objetivo de retirar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Após a inscrição, para continuar recebendo, o beneficiário deve cumprir uma série de requisitos. Caso haja descumprimento, o bolsa família cancelado ou suspenso. Então, quer se informar o que pode causar essas situações? Leia o artigo abaixo e saiba tudo sobre o bolsa família cancelado ou suspenso.

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso

Conheça o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa social criado com a intensão de auxiliar os grupos familiares que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. O benefício é pago todos os meses, e para recebe-lo é preciso que as famílias se enquadrem em alguns requisitos de participação.

O valor pago pelo Bolsa Família também não é o mesmo para todos beneficiários, pois o pagamento varia de acordo com a composição familiar:

  • Se possuem filhos;
  • Se os filhos estudam;
  • Presença de gestantes e lactantes;
  • Entre outros fatores.
Bolsa Família

Bolsa Família


Bolsa Família Cancelado ou Suspenso – O que Pode Causar?

Existem uma série de motivos que podem causar o Bolsa Família Cancelado ou Suspenso. Por isso, é necessário ir até o órgão responsável pelo programa na cidade para se informar sobre o motivo específico.

  • Crianças e adolescente fora da escola: os beneficiários devem manter as crianças matriculas em instituição de ensino e com frequência superior a 85%. Já os adolescentes com 16 a 17 anos devem ter frequência mínima de 75%.
  • Carteira de vacinação desatualizada: o beneficiário com criança no grupo familiar deve manter a carteira de vacinação atualizada. É fundamental comparecer aos postos de saúde em tempo de campanha de vacinação.
  • Ausência de saque: caso o beneficiário não realize o saque do bolsa família por 90 dias, o Ministério do Desenvolvimento Social realiza o cancelamento, pois é entendido que os beneficiários não necessitam de ajuda financeira.
  • Renda acima da declarada: o bolsa família também é cancelado caso o grupo familiar supere a renda permita. O grupo familiar deve possui uma renda de R$178 por pessoa.
  • Dados incorretos: o CadÚnico realiza vistorias constantemente afim de evitar dados incorretos. Caso detecte alguma incompatibilidade, o bolsa família é cancelado.
  • Cadastro defasado: a cada dois anos, os participantes do bolsa família devem realizar a atualização cadastral. Caso não seja atualizado, o bolsa família é suspenso ou cancelado.

Bolsa Família Cancelado

O cancelamento do Bolsa Família é muito difícil de ser revisto. Na maioria das vezes, o benefício é cancelado devido a inconsistência do rendimento mensal com o permitido pelo Governo Federal ou desatualização do cadastro. Em casos de cancelamento, o beneficiário tem 90 dias para ir até o órgão gestor para tentar restaurar o benefício.

Informações sobre o seu benefício podem ser verificadas através da consulta bolsa Família:

  • Solicitando a um atendente da Caixa Econômica ou Casa Lotérica e;
  • Na tela do Caixa Eletrônico.
Bolsa Família Cancelado

Bolsa Família Cancelado


Bolsa Família Suspenso

Diferentemente do cancelamento, em caso de suspensão do Bolsa Família 2020, o beneficiário poderá regularizar a situação e reaver o retroativo. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) possibilita que o beneficiário solicite o valor retroativo. No entanto, o pagamento é somente referente a três meses.

Normalmente a suspensão acontece para avisar ao beneficiário sobre algum erro do seu cadastro. Sendo assim, só voltará a ser pago quando tal pendência for solucionada.

Bolsa Família Suspenso

Bolsa Família Suspenso


Como Conseguir o Benefício Novamente

Após descobrir o cancelamento ou suspensão do Bolsa Família, o beneficiário deve tomar algumas medidas para conseguir o benefício novamente.

  • Compareça até o gestor municipal do Cadastro Único para atualizar os dados na plataforma do Governo Federal.
  • Esteja portando documentos pessoais e do grupo familiar, como comprovante de residência, CPF, documento de identidade, declaração escolar e carteira de vacinação.
  • Fale com o funcionário responsável pela gestão do programa e saiba o motivo do seu benefício ser cancelado.

Bolsa Família Cadastro

O cadastro no Bolsa Família é realizado nos órgãos de Assistência Social da cidade em que reside. Atualmente, ainda não é possível realizar o cadastramento em programas sociais do Governo Federal pela internet, pois exige comprovação de dados pessoais.

  • Inicialmente, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Secretaria de Assistência Social de sua cidade.
  • Solicitar a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e, consequentemente, a inscrição no Bolsa Família.
  • Após a inscrição no CadÚnico, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome analisará os dados fornecidos pelo beneficiário.
  • Caso seja aprovado, o beneficiário receberá o Cartão Cidadão para recebimento do benefício social.
Bolsa Família Cadastro

Bolsa Família Cadastro


Contato Bolsa Família

Caso você queira ter mais informações a respeito do Bolsa Família ou então, queira tirar suas dúvidas, pode entrar em contato por meio do seguintes canais de atendimento:

  • Online: Clique aqui;
  • Presencialmente: Agência da Caixa Econômica Federal;
  • Telefone: 0800 726 0207.
5/5 - (1 vote)

Leave a Reply