Bolsa Família Bloqueado

O Bolsa Família é um benefício utilizado por milhares de família em todo o território nacional. Ele é um programa de transferência direta de renda que possui o objetivo de ajudar às famílias em situação de extrema pobreza e pobreza a superarem essa triste situação. No entanto, muitas famílias podem ter algumas dores de cabeça durante o recebimento do benefício. Caso não esteja obedecendo as regras previstas na lei para adesão do benefício, pode ocorrer o Bolsa Família Bloqueado. Quer saber o que fazer e como evitar este problema? Leia o artigo abaixo!

Bolsa Família Bloqueado

Bolsa Família Bloqueado


Porque o Bolsa Família foi Bloqueado?

Uma dúvida muito comum entre os beneficiários é saber o porquê o bolsa família é bloqueado. Muitas famílias acabam sabendo que o seu benefício foi interrompido apenas na hora que vão até uma agência da Caixa Econômica Federal retirar o dinheiro. Existem inúmeros motivos para que o bloqueio ocorra, mas os mais populares são: verificação dos dados do estudante, averiguação da renda per capita e verificação dos dados junto ao SISVAN do Bolsa Família.

Se o beneficiário do Bolsa Família receber um aviso mandando recadastrar o benefício, será obrigatório atualizar imediatamente para continuar a receber o benefício. O aviso de Recadastramento do Bolsa família vem impresso no comprovante de saque do benefício, como na imagem abaixo:

Extrato Bolsa Família Bloqueado

Extrato Bolsa Família Bloqueado

O bloqueio do Bolsa Família 2024 ocorre para que o benefício consiga averiguar se aquela família ou beneficiário necessita receber aquele benefício mensal.


Como desbloquear o Bolsa Família

Caso o seu bolsa família esteja bloqueado, não é preciso entrar em desespero. Um dos motivos mais comuns para esse bloqueio é a constatação de dados. Caso você tenha uma consciência limpa de que realizou todos os passos corretos com informações verídicas, não há com que se preocupar.

Se o seu bolsa família for bloqueado, é preciso que se dirija até o setor responsável pelo benefício em seu município. Em cidades do interior, geralmente, a administração é realizada pela Secretaria de Assistência Social. Já as cidades maiores ou capitais, comumente, possuem uma sede dedicada exclusivamente ao Bolsa Família.

Caso o bolsa família tenha sido bloqueado por erro nas informações repassada ao sistema do benefício ou caso o descumprimento seja justificável, o beneficiário pode apresentar um recurso ao gestor municipal. Neste documento, você deverá explicar o motivo para o descumprimento ou identificar o erro e solicitar a regularização do Bolsa Família.


Bolsa família bloqueado para averiguação

É o caso mais comum de bloqueio do Programa Bolsa Família. Nesses casos, é necessário procurar imediatamente o CADÚNICO do seu município (ou Secretaria de Direitos Sociais, ou órgão correspondente na sua cidade. Lá, o assistente social poderá dar mais detalhes sobre o motivo do bloqueio do eu benefício. Os casos mais comuns de bloqueio são:

  • Suspeita de incompatibilidade de renda familiar – é necessário nesse caso, juntar os documentos que comprovem que a sua família está com a renda de acordo com o alegado no Cadastro do Bolsa Família;
  • Mudança de Endereço não informada – Toda vez que a família se mudar, precisa atualizar imediatamente seu cadastro na prefeitura. Se o cadastro não for atualizado, um assistente social pode tentar visitar a sua casa e não vai encontrar ninguém, o que vai levar ao bloqueio do Bolsa Família.

Bolsa família bloqueado recebe os atrasados?

Sim. Os beneficiários do Programa que tiveram seu benefício bloqueado e conseguirem comprovar que estão dentro das regras do programa, terão direito de sacar o saldo do bolsa família em atraso. Porém, o benefício só fica disponível para saque por 90 dias após a liberação, segundo o Calendário Bolsa Família 2024, portanto a família precisa correr para atualizar seu cadastro.

No entanto, se for averiguado que existe fraude no cadastro do grupo familiar (principalmente na renda familiar), o beneficiário pode ser obrigado a devolver o valor do benefício que recebeu até hoje. Mesmo que você esteja com seu benefício bloqueado, ainda pode consultar o Bolsa Família, para saber o saldo que terá a receber, caso haja liberação do Bolsa Família.


Como não bloquear o Bolsa Família

Geralmente, o bloqueio do Bolsa Família ocorre devido a dados incorretos ou não tão conciso sobre o seu grupo familiar. Portanto, caso deseje evitar essas situações, ao fazer o cadastro ou recadastro é preciso que confira todas as informações do seu grupo familiar. Além de separar os documentos com antecedência, para que no dia do recadastramento do Bolsa Família. não venha faltar ou estar errado.

Após a regularização do benefício junto ao órgão administrador do Bolsa Família em seu município, o beneficiário tem direito a receber as parcelas que estavam suspensas. No caso, você pode receber um total de três parcelas.

Está com alguma dúvida sobre o Bolsa Família Bloqueado? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

5/5 - (2 votes)

16 Comments

  1. Elaine cristine
  2. dgimario alves da silva
  3. Edileide Mesquita Arcanjo
  4. Karina
  5. rosimeri fernandes ribeiro
  6. Diane Ferreira da costa
  7. Clever Oliveira
  8. Eliana Conceição de Jesus.
  9. Rosynha
  10. edivaldo pereira nascimento
  11. Jovelina de Alfaia Rodrigues
  12. Eloísa Ferreira nascimento
  13. Rosemery Santos da Silva
  14. Luciana aparecida monte alegre
  15. Luciene de Oliveira Reis
    • Administrador

Leave a Reply