Vale Gás 2020: Quem tem Direito, Como se Cadastrar

Devido à grande desigualdade social presente no território brasileiro, o Governo Federal criou inúmeros benefícios sociais nos últimos anos com objetivo de auxiliar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Um dos mais conhecidos foi o Vale Gás, que hoje está integrado ao Bolsa Família. Trata-se de um benefício que era destinado para custear com parte do valor do gás de cozinha. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Vale Gás 2020? Leia o artigo abaixo!

Vale Gás 2020

Vale Gás 2020


O que é o Vale Gás

O Vale Gás foi um programa do Governo Federal criado em meado de 2001 com objetivo de auxiliar as famílias consideradas de baixa renda a conseguirem comprar gás. Na época, o pagamento era a cada dois meses com valor correspondente a R$15,00.

Dois anos após a criação, o programa foi extinto e integrado ao Bolsa Família. Desde 2003, o vale gás é pago de forma conjunta com bolsa família.

Antes de 2003, para receber o vale gás, o grupo familiar necessitava comprovar rendimento mensal de até meio salário mínimo 2020. No entanto, hoje em dia, para receber o vale gás é preciso cumprir os critérios do Bolsa Família.

Programa Vale Gás 2020

Programa Vale Gás 2020


Quem tem direito a Receber o Vale Gás

Uma dúvida muito comum é quem tem direito ao Vale Gás 2020. Para receber o benefício, o interessado deve preencher todos os requisitos do Bolsa Família. Como é sabido, esse benefício é destinado as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Os requisitos do bolsa família são:

  • As crianças do grupo familiar devem estar com a caderneta de vacinação em dia;
  • Os adolescentes no grupo familiar com idade de 16 e 17 devem possuir frequência escolar mínima de 75%;
  • Possuir renda per capita de R$85,00.
Quem tem direito a receber o Vale Gás 2020

Quem tem direito a receber o Vale Gás 2020


Como se cadastrar no Vale Gás 2020

O cadastramento no Vale Gás 2020 consiste em três passos, são eles:

  1. Primeiramente, o interessado em se cadastrar no Vale Gás deve procurar o órgão responsável pela inscrição no programa Bolsa Família da sua cidade. Geralmente, esse órgão é o Centro de Referência da Assistência Social, mais conhecido pela sigla CRAS, ou a Secretaria de Assistência Social.
  2. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome fará análise e seleção dos grupos familiares que cumprem os requisitos exigidos.
  3. Os selecionados para o programa receberão o Cartão Cidadão, que possibilitará o saque do benefício em agências da Caixa Econômica Federal e também lotéricas conveniadas a CEF.

Atenção: para se cadastrar no vale gás, é necessário que o interessado e o grupo familiar estejam com documentos em mãos, como carteira de vacinação, carteira de trabalho, CPF de todos do grupo familiar, comprovante da renda familiar, documento de identificação de todos do grupo familiar e comprovante escolar.


Calendário de Pagamento do Vale Gás

Calendário Vale GásO calendário de pagamento do Vale Gás 2020 é o mesmo que do Bolsa Família. O cronograma é atualizado e divulgado anualmente pela Caixa Econômica Federal. A ordem de pagamento é determinada de acordo com final do número de inscrição social, mais conhecido como NIS. O calendário poderá ser conferido abaixo ou também ser consultado nas agências da Caixa Econômica Federal.

Leave a Reply