Tarifa Social de Água

Se seu grupo familiar é de renda inferior, se você já é beneficiado por algum programa social do Governo, como por exemplo, o programa Bolsa Família 2020, e ainda sim continua com dificuldades para realizar o pagamento de suas contas, dentre elas, a conta de água, deve conhecer a Tarifa Social de Água. A Tarifa Social de Água, é um programa bastante antigo, que disponibiliza descontos para as pessoas que possuem dificuldade em realizar o pagamento na conta de água, esse programa é semelhante ao da Tarifa Social de Energia Elétrica, que disponibiliza descontos para você efetuar o pagamento da sua conta de luz.

Para sobrevivermos nas condições básicas, é necessário que possamos usufruir de água tratada e de energia elétrica. Mas, na maioria das cidades para usufruirmos desses meios essenciais, o custo cobrado é muito elevado, e a maioria dos cidadãos não podem arcar com determinado valor.

Tarifa Social de Água

Tarifa Social de Água

Ao analisarem esse fato, as empresas que realizam o abastecimento de água como a Corsan, CAB Ambiental e a Sabesp decidiram ajudar a população e funcionar como uma tarifa reduzida.

Descontos da Tarifa Social de Água

Os descontos são fornecidos em diversos estados do Brasil a pessoas de baixa renda, um estado que podemos citar, que recebe em torno de 60% de desconto em suas contas é o Rio Grande do Sul.

A redução do valor na conta de água, é controlado separadamente por cada empresa de abastecimento. As companhias empregam seus critérios da maneira que lhes convém melhor. Neste artigo iremos falar diretamente sobre a Tarifa Social de Água da empresa Sabesp.

A distribuição de água e o saneamento básico no estado de São Paulo, ficam responsáveis pela a empresa Sabesp. Para que a família receba a tarifa dessa empresa, é necessário seguir diversos benefícios.

Os requisitos que a empresa propõe a serem seguidos são os seguintes:

  • Conter no máximo três salários mínimos de 2020 como renda familiar;
  • Consumir no máximo 170 KWh durante cada mês;
  • Residir em lugares comuns (com até 60 m²).
Descontos da Tarifa Social de Água

Descontos da Tarifa Social de Água

Se você está desempregado e localiza-se em moradia coletiva (favela ou cortiço), mesmo não cumprindo com os requisitos acima, possui direito a Tarifa Social.


Como se Inscrever

Se você deseja participar do programa Tarifa Social de Água, de acordo com a empresa Sabesp, você precisará comparecer a uma agência da sua cidade portando os seguintes documentos:

  • Comprovante de Renda;
  • Registo Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do documento de água;
  • Cópia do documento de luz;
  • Cópia do IPTU.
Como se Inscrever

Como se Inscrever

A empresa que é responsável pela distribuição de água no estado de São Paulo, possui um questionário socioeconômico, disponibilizado para quem deseja receber o desconto na conta de água. Essas pessoas, devem preencher o questionário e estraga-los junto aos demais documentos solicitados pela a empresa.

O cadastro realizado na empresa SABESP tem um tempo mínimo de 24 meses de duração, para o grupo familiar que deseja receber esse desconto. Depois que sem passarem os 24 meses, o cidadão deve se necessário realizar uma atualização do seu cadastro e comprovar por qual motivo está ali.

Se você ainda possui alguma dúvida, tire-as nos comentários abaixo.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply