Garanta sua aposentadoria antes da Reforma da Previdênca

Apesar de haver a necessidade de descansar nesta etapa da vida, muitos aposentados acabam com uma sensação de insatisfação. Isso ocorre porque não ter horários para cumprir e tarefas para fazer após ter tido esta rotina durante muitos anos, pode levar a uma sensação de impotência ou falta de propósito.

Por isso, é importante entender que existem formas para aproveitar a melhor idade, que é chamada dessa forma por um motivo.

Nesta etapa da vida a pessoa já aprendeu e vivenciou muitas coisas, por isso ela pode utilizar esses conhecimentos de alguma forma. Se possível, planejar viagens, pois existem bons descontos para aposentados.

Procurar ter uma lista de afazeres diários para cumprir também pode auxiliar e muito nessa etapa. Podem ser coisas simples como organizar a casa, até coisas mais complexas como cuidar do jardim.

Também é indicado fazer cursos, afinal, neste momento é possível se dedicar as coisas que sempre teve vontade de fazer e não tinha tempo. Ter hobbies como artesanatos, crochês e outros pode ser uma ótima forma de ganhar uma renda extra.

Também é importante não se esquecer de ter uma vida social, manter o contato com amigos, telefonar para eles, visitá-los e até criar grupos de apoio.

Se aproximar da família também pode ser ótimo, mas é preciso entender cada geração e respeitar seus gostos e vontades. Essas pequenas atitudes podem ser de grande ajuda para aposentados terem uma qualidade de vida melhor.

A aposentadoria é paga somente aos trabalhadores que contribuíram com o INSS durante determinado período de tempo, estipulado pelo Governo Federal. A aposentadoria garante um salário na velhice, para que o idoso não fique sem renda e possa viver tranquilamente com condições básicas.

Existem diversas modalidades de aposentadoria, você deve selecionar a que se enquadra nos requisitos e então solicitar a mesma. No caso do Brasil, os professores de educação infantil e mulheres se aposentam cinco anos mais cedo que outros trabalhadores. Entre as opções para se aposentar estão as seguintes: Aposentadoria por tempo de contribuição, Aposentadoria por idade, Aposentadoria especial e Aposentadoria por invalidez.

No caso da Aposentadoria por Tempo de Contribuição é preciso comprovar 35 anos de contribuição no caso de homens e 30 anos de contribuição no caso de mulheres. Sendo diferentes as regras para todos os tipos de aposentadoria apresentadas acima. Como dito anteriormente, você deve conferir os requisitos e solicitar aquela em que se enquadra.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply