Como se cadastrar no Bolsa Família

Embora o Bolsa Família seja um benefício utilizado por milhares de famílias em todo o território nacional, ainda existem centenas de pessoas que querem se cadastrar no programa, mas não conseguem. Um dos principais motivos é à falta de informação. Isto porque o bolsa família não é um benefício abordado constantemente nas mídias, como o seguro-desemprego ou PIS/PASEP. Então, quer saber como se cadastrar no Bolsa Família? Leia o artigo abaixo!

Os locais dAComo se cadastrar no Bolsa família
Como se cadastrar no Bolsa Família

Como se cadastrar no Bolsa Família

Programa Bolsa Família 2018O Bolsa Família 2018 é um benefício totalmente dedicado às famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Ele possui o objetivo de auxiliar estas mesmas famílias a superarem tais situações. Portanto, uma das regras principais para se cadastrar no Bolsa Família é estar dentro de alguma dessas duas situações deploráveis.

Geralmente, para se cadastrar no Bolsa Família você deve procurar o órgão gestor do programa em seu município. Na maioria das vezes, o órgão que fica responsável pela realização dos cadastros do benefício é a Secretaria de Assistência Social. Portanto, você deve procurar a sede da Prefeitura Municipal ou o prédio da Assistência. Em alguns casos, existe uma sede inteiramente dedicada ao Bolsa Família. Estar informado é crucial para que não dê viagens perdidas.

ATENÇÃO: Se você já recebe o Bolsa Família, e foi solicitado a realizar o recadastramento do benefício, procure IMEDIATAMENTE o órgão responsável pelo benefício no seu município para recadastrar. A não-atualização dos dados implica em ter o bolsa família bloqueado, e até cancelado, em alguns casos.

Documentos necessários para o Cadastro Bolsa família

Documentos Cadastro Bolsa FamíliaNo dia do cadastro no Bolsa Família, o indivíduo deve estar portanto a documentação pessoal e do grupo familiar. Estes documentos seriam:

  • Documento do Responsável Familiar: documento de identidade (RG), comprovante de residência, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou também título de eleitor.
  • Documento os outros membros do grupo familiar: documento de identificação, como carteira de identidade ou carteira de trabalho.

Além desses documentos, é preciso que você esteja portando também documentos que comprovem sua vivência em situação de pobreza ou extrema pobreza. Só desta forma, você poderá fazer sua matrícula no Cadastro Único para Programas Sociais, o CADÚNICO.

Cadastro Bolsa Família – Seleção do Bolsa Família

Seleção Cadastro Bolsa FamíliaEmbora tenha feito o cadastro, isto não significa que você já tem direito ao benefício do Bolsa Família. Muita calma nessa hora. Após o cadastramento, existe a etapa do selecionamento. É neste processo que as autoridades farão vista grossa em suas informações com objetivo de constatar se estão todas corretos. Na seleção, as informações do indivíduo e de sua família passam por uma análise. Caso o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome constate que o seu perfil obedece as regras definidas para participação do benefício, o aval será dado. Lembrando que as famílias que estão em situações deploráveis, como em extrema pobreza, possuem mais prioridade.

É importante que ao estar totalmente credenciado no Calendário Bolsa Família 2018, sempre atualize o seu número de telefone, caso altere com uma certa frequência. Isto porque é por telefone que o Bolsa Família mantém contato com o grupo familiar divulgando informações como cumprimento da frequência escolar, atualização cadastral e também vacinação.

O que fazer se o Bolsa Família for liberado?

Se seu benefício for aceito pelo Ministério do Desenvolvimento Social, você será cadastrado e receberá diretamente em sua cada – no endereço cadastrado – o seu cartão do Bolsa Família. Com o cartão em mãos, vá a uma agência da Caixa Econômica Federal para desbloquear o cartão benefício e pronto: Você já poderá realizar saque e consulta ao Bolsa Família 2018, para saber o saldo do benefício.

Está com alguma dúvida sobre como se cadastrar no Bolsa Família? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *