Cadastro Único 2018

O Cadastro Único 2018, ou simplesmente CADÚNICO,  é uma plataforma do Governo Federal, criada para reunir diversos cadastros de famílias e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, devido a desigualdade de renda no Brasil.

O CADÚNICO 2018 é utilizado para analisar os requisitos cadastrais de famílias e pessoas cadastradas nos programas:

Cadastro Único 2018

Cadastro Único 2018


Como Funciona o Cadastro Único 2018?

Para se cadastrar no programa é preciso atender um dos principais requisitos que é a baixa renda, pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, tais como moradores de ruas por exemplo, podem ser cadastrar no programa, em caso de famílias é necessário que cada membro familiar recebe até meio salário mínimo, ou no caso de famílias a renda mensal deve ser de até 03 salários do mínimo nacional.


Como se Cadastrar no Cadastro Único 2018?

Em muitas cidades é a própria prefeitura que efetua o cadastro no programa, para realizar o cadastro é necessário que você tenha no mínimo 16 anos de idade, o responsável vai informar a atende a situação atual de vida, para realizar o cadastro é necessário CPF e título de eleitor.

Assim, o atendente vai realizar o cadastro e orientar o passo a passo necessário, o cadastro único não escreve a família sozinha em nenhum programa social.

Inscrição no Cadastro Único

Inscrição no Cadastro Único

O cadúnico é apenas um cadastro que o Governo Federal tem acesso a todas as suas informações. O cadastro único é atualizado durante dois anos, ou quando tiver alguma alteração cadastral.

Saiba também como consultar o calendário do Bolsa família 2018, e confira as datas de saque do seu benefício.


Vantagens do CadÚnico 2018

A grande vantagem do Cadastro único é que o Governo Federal reuni as suas informações em um sistema de comunicação, onde estão cadastradas pessoas de baixa renda de todo o país, na realidade o sistema facilita a comunicação entre os Governos federais, estaduais e municipais de todo o país.

Através do cadastro único é possível identificar as pessoas que participam de programas sociais e vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, assim o cadastro facilita o Governo Federal na inclusão de novas pessoas carentes em diversos programas sociais.

vantagens do programa

O cadastro único é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, pertence aos municípios, estados e a Caixa Econômica Federal, em conjunto o Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome atua nas ações, o programa visa facilitar todo o tramite logístico e técnico dos municípios, onde as famílias pobres são catalogadas por meio do cadastro.

A sua identificação é feita através do Número do NIS, sigla essa denominada de número de inscrição social, onde cada participante tem sua numeração própria do programa. O número está presente no cartão do Bolsa família 2018, logo abaixo do nome do cidadão.

Como se cadastrar no CADÚNICO pela Internet?

Por motivos de segurança, o Ministério do Desenvolvimento Social não oferece a opção do cadastro online, apenas presencialmente. O cadastro precisa ser presencial para evitar fraudes nas entregas dos documentos de identificação dos cidadãos.

Para se cadastrar,  procure o CRAS da suca cidade, munido com:

  • Documentos de identidade (seus e dos seus dependentes);
  • Título de eleitor (de todos os membros da família maiores de 18 anos);

Recadastramento Cadastro Único

Em caso de mudanças, esse cadastro deve ser atualizado, para não dar divergência no cadastro único, caso você venha participar de algum programa social, o Governo Federal checa as suas informações no cadastro único, por isso é importante manter esse cadastro atualizado, normalmente essa convocação é realizada a cada 02 anos, caso não ocorra é importante contatar a prefeitura de sua cidade e realizar a atualização.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply